Polinizar o Mundo

O tema da Polinização é um dos projetos âncora do nosso Club. A nossa ambição é sensibilizar as empresas e as autarquias no sentido de promover boas práticas que fortaleçam o processo de polinização, por exemplo, na construção de hotéis para polinizadores.

Apresentamos de seguida mais informação sobre os polinizadores.

A polinização e os animais polinizadores
A polinização por vetores é um serviço valioso para o ecossistema permitindo o transporte de pólen de flor para flor através de agentes poli­nizadores bióticos como aves, abelhas, borbo­letas, vespas, e outros seres vivos que visitam flores como fonte de alimento ou que contac­tam com a mesma por proximidade com o habitat natural.

Esta polinização também pode ser feita por agentes abióticos como o vento ou a chuva (Russo et al., 2015; Dicks et al., 2015; Graystock et al., 2016). Aproximadamente 90 % das espécies de flores em todo o mundo es­tão dependentes da polinização biótica para reprodução e manutenção da variabilidade genética (Menz et al., 2012).

Os insetos poli­nizadores podem ser vistos como os principais responsáveis pela obtenção de vários tipos de culturas agrícolas, contribuindo para o au­mento da diversidade genética da flora, desen­volvimento de sementes, aumento da produ­ção e melhoramento das propriedades físicas dos alimentos (Russo et al., 2015; Dicks et al., 2015; Graystock et al., 2016).

#rotary #rotaryinternational #rotaryclubdouroevougainternational #santamariadafeira #sustentabilidadeambiental

Share This Post